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Oficinas capacitam professores em Trairão e Jacareacanga para trabalhar temas ligados às hidrelétricas do Tapajós

As equipes do Diálogo Tapajós e da Associação Educacional Labor (www.labor.org.br)
realizaram nos municípios de Trairão e Jacareacanga a 2ª Oficina Pedagógica de
Temas Transversais, em parceria com as Secretarias municipais de Educação.
Itaituba, que participou da 1ª Oficina junto com Trairão, ficou de fora devido à
greve dos professores.
A metodologia para trabalhar com temas transversais tomou como exemplo, em
Trairão, o caso da Hidrelétrica São Luiz do Tapajós, cujo RIMA já foi divulgado e
distribuído na região. Em Jacareacanga, os temas podiam ser tirados das cartilhas
sobre o AHE Jatobá, cujos estudos ainda não foram finalizados.
As oficinas aconteceram nos dias 12 e 13 de maio em Trairão e, no dia 16, em
Jacareacanga. Com uma breve apresentação do papel do Diálogo Tapajós e da
Associação Labor, os docentes explicaram como usar a metodologia para
elaboração de um Plano Didático, abordando temas transversais de interesse
local – no caso, a possível chegada de uma grande hidrelétrica. O processo realiza-se
em sete fases: identificação do Perfil da Turma, definição dos Objetivos
Pedagógicos (conceitos, procedimentos, atitudes), descoberta de um Fator de
Mobilização, escolha das Atividades (método), propostas de Formas de Avaliação,
decisão sobre como registrar o Processo e, por fim, Comunicação e Celebração.
Trairão
Em Trairão, participaram 33 profissionais de Educação, com a presença de
coordenadores pedagógicos, diretores de escola e gestores da Secretaria de
Educação. Com base no RIMA, eles acompanharam a apresentação das etapas do
licenciamento, em especial sobre os estudos da região, os impactos
socioambientais previstos e os programas de mitigação e compensação.
Os participantes receberam um mapa que indica a posição do futuro Reservatório
e a Área Diretamente Afetada (ADA), exemplares do RIMA e do boletim
informativo Voadeira. O boletim traz notícias sobre a entrega dos Estudos do AHE
São Luiz do Tapajós e trata de outros temas, como a Agenda de Desenvolvimento
Territorial, a Consulta Prévia aos Indígenas e os Estudos do Componente Indígena.
Na segunda parte da Oficina, os educadores dividiram-se em quatro grupos para
elaborar o Plano Didático, tomando como Tema Transversal um aspecto
relacionado ao aproveitamento hidrelétrico.
Jacareacanga
Em Jacareacanga – onde a Oficina aconteceu pela primeira vez – compareceram 28
profissionais, com destaque para a participação de oito educadores Munduruku,
que também são lideranças indígenas. Todos receberam materiais explicativos e
três cartilhas referentes aos estudos da AHE Jatobá. E assistiram o vídeo que
apresenta as etapas do licenciamento, falado em Munduruku.
Na divisão de grupos, um deles foi composto pelos participantes da etnia, que
escolheu como tema “O Fortalecimento da Identidade Munduruku entre os Jovens”.
Temas como esse poderão ser utilizados disciplinarmente, como subsídio
pedagógico para aprofundar os assuntos que integram o currículo escolar,
trabalhando-os de forma contextualizada, com foco no interesse da comunidade.
Dois professores indígenas expressaram preocupações e questionamentos sobre as
futuras hidrelétricas e a atual fase do empreendimento. Como ainda não se
concluiu o EIA-RIMA de Jatobá, a estratégia dos coordenadores da oficina foi
utilizar informações disponíveis sobre a atual fase dos Estudos.
Avaliação
Avaliações individual e coletiva sobre a metodologia aplicada foram realizadas em
Trairão e Jacareacanga, com entrega dos certificados de participação da 2a Oficina
Pedagógica Transversal. Em ambos os casos, mais de 90% dos participantes
consideraram a experiência positiva, com a expectativa de realização de novos
encontros para inclusão de educadores que não puderam participar desta
atividade pedagógica.

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