DESTAQUE

(English) DIÁLOGO TAPAJÓS PARTICIPA DE REUNIÕES COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E VEREADORES EM ITAITUBA

O governador do Pará, Simão Jatene, e a prefeita de Itaituba, Eliene Nunes, assinaram nesta quinta-feira (25) uma série de acordos administrativos e de infraestrutura. Uma das decisões tomadas será instalar um escritório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará em Itaituba, para acompanhar de perto as questões ambientais que envolvem o município e região. Também foi assinado um convênio com o Detran local para melhorar a coordenação do controle de tráfego na cidade, que registra aumento crescente de acidentes de trânsito, com vítimas fatais.

Em Itaituba, onde acontece a Semana de Meio Ambiente, outros acordos na área ambiental foram formalizados. A cidade de Óbidos, município considerado exemplo em conservação ambiental, recebeu o certificado pelo Programa Municípios Verdes. Técnicos do IESAN falaram sobre a situação do desmatamento no estado, envolvendo a chamada “terra do meio”, entre Trairão, Mirituba e Novo Progresso.

Estiveram presentes, além de secretários municipais, o Superintendente do Ibama-PA, Hugo Américo; o procurador do MPF, Daniel Azeredo e representantes de Ongs como Imazon, TNC (The Nature Conservancy), IPHAN, IIEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil).

DIÁLOGO TAPAJÓS
A equipe do Diálogo Tapajós cumpriu agenda no gabinete da prefeitura de Itaituba para falar sobre a atual fase dos empreendimentos hidrelétricos previstos para o rio Tapajós. Estavam presentes a procuradora do município Naya Fonseca, o secretário de governo Walfredo Marques, as secretárias Cleoci Aguiar, da Saúde e Socorro Oliveira, da Assistência Social. Em pouco mais de uma hora e meia os gestores receberam as informações solicitadas e material impresso. Na Câmara Municipal, a reunião envolveu sete vereadores. Durante quase duas horas foram respondidas questões sobre o andamento dos estudos. Eles também receberam material informativo sobre o projeto das hidrelétricas.

No dia 23, no Salão Tapajós, ocorreram palestras e mesas para discussão dos problemas que envolvem a região. A mesa redonda AHE São Luiz do Tapajós: “O Conhecimento do Passado é o melhor Presente para o Futuro”, reuniu secretários municipais, representantes da Funai, ICMbio, OAB, MPF e Diálogo Tapajós. Cerca de 150 pessoas que estiveram presentes no local puderam participar das discussões, com perguntas dirigidas aos participantes.

VOLTAR

Outras notícias

16/11/2015 | 14:08

DIÁLOGO TAPAJÓS PROSSEGUE INTERAÇÕES EM ESCOLA E ENTIDADES DE JACAREACANGA E ITAITUBA

Para levar mais informações sobre as etapas do Licenciamento Ambiental do AHE Jatobá e do andamento dos estudos de impacto ambiental (EIA), a equipe do Diálogo Tapajós foi convidada a falar sobre o aproveitamento hidrelétrico, para professores e estudantes dos 1º, 2º e 3º anos letivos da Escola Estadual Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, nos turnos [...]

CONTINUE LENDO
14/09/2015 | 20:39

Diálogo Tapajós cumpre agenda sobre o AHE Jatobá em Jacareacanga

A equipe do Diálogo Tapajós esteve em Jacareacanga, entre os dias 3 e 6 de setembro, para uma série de reuniões na cidade e com comunidades ribeirinhas. Cumpriu interações na Prefeitura, Secretarias municipais (entre elas a de Assuntos Indígenas, de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Agricultura e Mineração), Câmara de Vereadores, Colônia de Pescadores, Sindicato dos [...]

CONTINUE LENDO
10/09/2015 | 21:38

Diálogo Tapajós cumpre nova agenda sobre o AHE São Luiz do Tapajós em Trairão e Itaituba

Entre 28 de agosto e 1 de setembro, a equipe do Diálogo Tapajós cumpriu agenda em Trairão, município com 12 mil km² e cerca de 16.500 habitantes, localizado a 70km de Itaituba, para dar continuidade às atividades desenvolvidas em campo. Aconteceram reuniões na Prefeitura e Câmara Municipal; em bairros urbanos, na comunidade Nova Esperança e [...]

CONTINUE LENDO