BIBLIOTECA DE ARQUIVOS

Diálogo Tapajós lança publicação Voadeira Jatobá

Depois da publicação Voadeira São Luiz do Tapajós, distribuído nas prefeituras, escolas, comunidades, vilas, garimpos, sindicatos, associações, entidades empresariais e comerciais de Itaituba e Trairão, foi lançada uma edição exclusiva para o AHE Jatobá.

Para facilitar a comunicação no trabalho de campo, desde o dia 21 de julho de 2015 a equipe do Diálogo Tapajós distribui a publicação Voadeira Jatobá nos encontros com as comunidades que poderão ser impactadas direta ou indiretamente pelo empreendimento hidrelétrico, previsto para a Bacia do Tapajós, no Oeste do Pará.

O nome Voadeira é uma referência à embarcação popular que navega pelos rios da Amazônia. Seu objetivo é levar à população novas informações de maneira mais ágil do que as cartilhas sobre os estudos de implantação da hidrelétrica Jatobá.

Ilustrada com infográficos e de rápida leitura, a tiragem inicial é de três mil exemplares. Até o momento, foram distribuídos 914 exemplares, começando por pontos urbanos estratégicos de Jacareacanga, como a prefeitura, as secretarias de Assuntos Indígenas e Meio Ambiente do município; a Colônia de Pescadores e as Escolas Carmem Valente, Maria Emília e Haroldo Veloso.

Nas localidades rurais, onde o acesso se faz por meio de embarcações, a Voadeira JT foi entregue nas comunidades Limão, São Martins, Bela Vista, Bom Futuro, Mamãe Anã, Terra Preta, Penedo, Boca do Rato Vilas Beira Rio, Beija-Flor, Viracebo, Pancada do Gavião, São Raimundo, Machado e nos Garimpos João Leite, Bom Jardim e Kátia.

Já estão programadas novas visitas para distribuir a publicação para entidades políticas e da sociedade civil organizada de Jacareacanga, instituições de ensino e comunidades. As notícias foram organizadas nas seguintes seções: Localize-se – A partir dos trabalhos técnicos disponíveis, o mapa único aponta as Áreas Diretamente Afetadas (ADA), de Influência Direta (AID), de Influência Indireta (AII) e o novo traçado da Linha de Transmissão.

Publicação do Projeto Diálogo Tapajós de Comunicação e Interação Social nos Estudos dos Aproveitamentos Hidrelétricos São Luiz do Tapajós e Jatobá Publicação 2 111111 Ponto a Ponto – Aborda fatos e situações relevantes na região, como a Agenda de Desenvolvimento Territorial (organizada pelo Governo Federal); a Consulta Prévia aos Povos Indígenas e a Convenção 169 da OIT. Apresenta ainda o site do Grupo de Estudos Tapajós como fonte de informações, para acompanhar as novidades a respeito das hidrelétricas previstas para o médio Tapajós. Como está? – Explica o trabalho de continuidade sobre os estudos, que ainda estão em andamento. E agora? – Fala do levantamento fundiário e também do Estudos sobre o Componente indígena. Última Capa – Na penúltima página (7), mostra como as pessoas podem obter mais informações sobre o empreendimento, inclusive a AHE São Luiz do Tapajós, através do site do Grupo de Estudo Tapajós. Na página 8, a definição de qual é o papel do Projeto Diálogo Tapajós na região.

Em breve, a Voadeira Jatobá poderá ser encontrada no site do Grupo de Estudos Tapajós: http://www.grupodeestudostapajos.com.br/category/biblioteca-de-arquivos/

VOLTAR

Outras notícias

16/11/2015 | 14:08

DIÁLOGO TAPAJÓS PROSSEGUE INTERAÇÕES EM ESCOLA E ENTIDADES DE JACAREACANGA E ITAITUBA

Para levar mais informações sobre as etapas do Licenciamento Ambiental do AHE Jatobá e do andamento dos estudos de impacto ambiental (EIA), a equipe do Diálogo Tapajós foi convidada a falar sobre o aproveitamento hidrelétrico, para professores e estudantes dos 1º, 2º e 3º anos letivos da Escola Estadual Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, nos turnos [...]

CONTINUE LENDO
14/09/2015 | 20:39

Diálogo Tapajós cumpre agenda sobre o AHE Jatobá em Jacareacanga

A equipe do Diálogo Tapajós esteve em Jacareacanga, entre os dias 3 e 6 de setembro, para uma série de reuniões na cidade e com comunidades ribeirinhas. Cumpriu interações na Prefeitura, Secretarias municipais (entre elas a de Assuntos Indígenas, de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Agricultura e Mineração), Câmara de Vereadores, Colônia de Pescadores, Sindicato dos [...]

CONTINUE LENDO
10/09/2015 | 21:38

Diálogo Tapajós cumpre nova agenda sobre o AHE São Luiz do Tapajós em Trairão e Itaituba

Entre 28 de agosto e 1 de setembro, a equipe do Diálogo Tapajós cumpriu agenda em Trairão, município com 12 mil km² e cerca de 16.500 habitantes, localizado a 70km de Itaituba, para dar continuidade às atividades desenvolvidas em campo. Aconteceram reuniões na Prefeitura e Câmara Municipal; em bairros urbanos, na comunidade Nova Esperança e [...]

CONTINUE LENDO