Diálogo Tapajós lança publicação Voadeira Jatobá
Depois da publicação Voadeira São Luiz do Tapajós, distribuído nas prefeituras, escolas, comunidades, vilas, garimpos, sindicatos, associações, entidades empresariais e comerciais de Itaituba e Trairão, foi lançada uma edição exclusiva para o AHE Jatobá.
Para facilitar a comunicação no trabalho de campo, desde o dia 21 de julho de 2015 a equipe do Diálogo Tapajós distribui a publicação Voadeira Jatobá nos encontros com as comunidades que poderão ser impactadas direta ou indiretamente pelo empreendimento hidrelétrico, previsto para a Bacia do Tapajós, no Oeste do Pará.
O nome Voadeira é uma referência à embarcação popular que navega pelos rios da Amazônia. Seu objetivo é levar à população novas informações de maneira mais ágil do que as cartilhas sobre os estudos de implantação da hidrelétrica Jatobá.
Ilustrada com infográficos e de rápida leitura, a tiragem inicial é de três mil exemplares. Até o momento, foram distribuídos 914 exemplares, começando por pontos urbanos estratégicos de Jacareacanga, como a prefeitura, as secretarias de Assuntos Indígenas e Meio Ambiente do município; a Colônia de Pescadores e as Escolas Carmem Valente, Maria Emília e Haroldo Veloso.
Nas localidades rurais, onde o acesso se faz por meio de embarcações, a Voadeira JT foi entregue nas comunidades Limão, São Martins, Bela Vista, Bom Futuro, Mamãe Anã, Terra Preta, Penedo, Boca do Rato Vilas Beira Rio, Beija-Flor, Viracebo, Pancada do Gavião, São Raimundo, Machado e nos Garimpos João Leite, Bom Jardim e Kátia.
Já estão programadas novas visitas para distribuir a publicação para entidades políticas e da sociedade civil organizada de Jacareacanga, instituições de ensino e comunidades. As notícias foram organizadas nas seguintes seções: Localize-se – A partir dos trabalhos técnicos disponíveis, o mapa único aponta as Áreas Diretamente Afetadas (ADA), de Influência Direta (AID), de Influência Indireta (AII) e o novo traçado da Linha de Transmissão.
Publicação do Projeto Diálogo Tapajós de Comunicação e Interação Social nos Estudos dos Aproveitamentos Hidrelétricos São Luiz do Tapajós e Jatobá Publicação 2 111111 Ponto a Ponto – Aborda fatos e situações relevantes na região, como a Agenda de Desenvolvimento Territorial (organizada pelo Governo Federal); a Consulta Prévia aos Povos Indígenas e a Convenção 169 da OIT. Apresenta ainda o site do Grupo de Estudos Tapajós como fonte de informações, para acompanhar as novidades a respeito das hidrelétricas previstas para o médio Tapajós. Como está? – Explica o trabalho de continuidade sobre os estudos, que ainda estão em andamento. E agora? – Fala do levantamento fundiário e também do Estudos sobre o Componente indígena. Última Capa – Na penúltima página (7), mostra como as pessoas podem obter mais informações sobre o empreendimento, inclusive a AHE São Luiz do Tapajós, através do site do Grupo de Estudo Tapajós. Na página 8, a definição de qual é o papel do Projeto Diálogo Tapajós na região.
Em breve, a Voadeira Jatobá poderá ser encontrada no site do Grupo de Estudos Tapajós: http://www.grupodeestudostapajos.com.br/category/biblioteca-de-arquivos/
VOLTAR