DESTAQUE

Diálogo Tapajós esclarece dúvidas sobre o Levantamento Fundiário em Jacareacanga

Depois de visitar as comunidades São Martins, Limão, Mamãe Anã, Terra Preta, Penedo e Bela Vista do Caracol, o Diálogo Tapajós fez uma série de reuniões na cidade de Jacareacanga, sobre a realização do Levantamento Fundiário. Os encontros aconteceram entre os dias 22 e 24, reunindo gestores, técnicos e executivos da Prefeitura, da Secretaria de Assuntos Indígenas, vereadores da Câmara Municipal, líderes da Colônia de Pescadores e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O objetivo foi atualizar as informações sobre o andamento do estudo da AHE Jatobá, nesse momento em que se realiza o georreferenciamento em áreas que podem ser atingidas pela Linha de Transmissão e Subestação Elevadora.

Foram exibidos vídeo de apresentação do Diálogo Tapajós e mapas sinalizando possíveis áreas impactadas direta ou indiretamente, o local onde deve ser erguido o reservatório, a Subestação Elevadora e a trajetória da Linha de Transmissão. O prefeito Raulien Queiroz ouviu as explicações sobre essa fase dos Estudos. Ele lembrou que foi programada a implantação de um polo madeireiro próximo à comunidade São Martins, ainda neste semestre.

Na Secretaria de Assuntos Indígenas, o DT foi recebido pelo Secretário Ivânio Alencar e sua equipe. Além do interesse pelo Levantamento Fundiário, ele destacou a necessidade de novos financiamentos para o projeto Minha Casa, Minha

Vida Rural, que beneficia famílias indígenas e ampliação do Projeto Farinha Munduruku. Com apoio da EMATER, ano passado foram produzidas no Alto Tapajós, cerca de 50 toneladas do produto.

Na Câmara Municipal de Jacareacanga, todos os vereadores acompanharam a visita, junto com representantes da sociedade civil. Entre eles Adauto Akay, Chefe (Comandante) dos guerreiros da Associação Pusuru.

Eles demostraram preocupação com experiências que consideram negativas pelo “não cumprimento” das contrapartidas das UHEs Teles Pires e São Manoel e temem que esse processo se repita com a AHE Jatobá. Uma das reivindicações é que o governo federal trabalhe com maior transparência no processo de implantação das UHEs, medida que, para eles, pode diminuir a tensão entre os Munduruku.

Publicação do Projeto Diálogo Tapajós de Comunicação e Interação

Social nos Estudos dos Aproveitamentos Hidrelétricos São Luiz do Tapajós e Jatobá Publicação

O DT visitou também a Associação Comercial, a Colônia de Pescadores e o Sindicato do Trabalhadores Rurais de Jacareacanga. No STTP, a reivindicação é por incentivos para desenvolver a agricultura local.

A equipe da Carta Geo montou base em Penedo, para dar prosseguimento ao Levantamento Fundiário. O trabalho teve início no Distrito de Bela Vista do Caracol, Trairão.

Na comunidade Barreiras, moradores se reúnem para conhecer os detalhes dos estudos ambientais das usinas

Na comunidade Barreiras, moradores se reúnem para conhecer os detalhes dos estudos ambientais das usinas

VOLTAR

Outras notícias

16/11/2015 | 14:08

DIÁLOGO TAPAJÓS PROSSEGUE INTERAÇÕES EM ESCOLA E ENTIDADES DE JACAREACANGA E ITAITUBA

Para levar mais informações sobre as etapas do Licenciamento Ambiental do AHE Jatobá e do andamento dos estudos de impacto ambiental (EIA), a equipe do Diálogo Tapajós foi convidada a falar sobre o aproveitamento hidrelétrico, para professores e estudantes dos 1º, 2º e 3º anos letivos da Escola Estadual Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, nos turnos [...]

CONTINUE LENDO
14/09/2015 | 20:39

Diálogo Tapajós cumpre agenda sobre o AHE Jatobá em Jacareacanga

A equipe do Diálogo Tapajós esteve em Jacareacanga, entre os dias 3 e 6 de setembro, para uma série de reuniões na cidade e com comunidades ribeirinhas. Cumpriu interações na Prefeitura, Secretarias municipais (entre elas a de Assuntos Indígenas, de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Agricultura e Mineração), Câmara de Vereadores, Colônia de Pescadores, Sindicato dos [...]

CONTINUE LENDO
10/09/2015 | 21:38

Diálogo Tapajós cumpre nova agenda sobre o AHE São Luiz do Tapajós em Trairão e Itaituba

Entre 28 de agosto e 1 de setembro, a equipe do Diálogo Tapajós cumpriu agenda em Trairão, município com 12 mil km² e cerca de 16.500 habitantes, localizado a 70km de Itaituba, para dar continuidade às atividades desenvolvidas em campo. Aconteceram reuniões na Prefeitura e Câmara Municipal; em bairros urbanos, na comunidade Nova Esperança e [...]

CONTINUE LENDO