DESTAQUE

Diálogo Tapajós cumpre nova agenda sobre o AHE São Luiz do Tapajós em Trairão e Itaituba

Entre 28 de agosto e 1 de setembro, a equipe do Diálogo Tapajós cumpriu agenda em Trairão, município com 12 mil km² e cerca de 16.500 habitantes, localizado a 70km de Itaituba, para dar continuidade às atividades desenvolvidas em campo. Aconteceram reuniões na Prefeitura e Câmara Municipal; em bairros urbanos, na comunidade Nova Esperança e no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).

O objetivo foi atualizar informações e responder questões formuladas pelos presentes, e conversar um pouco mais sobre o conteúdo do Boletim Voadeira SLT, distribuído em todas as reuniões. A primeira reunião foi com o prefeito Danilo Miranda. Junto com ele estavam os secretários de Obras (interino), Fábio Oliveira; de Educação, Cultura e Desporto, Maria Regina Pires e representando a Saúde, Maria Amélia.

Os gestores do executivo municipal pediram explicações sobre o estágio em que se encontram os estudos de viabilidade e esclarecimentos sobre os impactos negativos e os benefícios previstos para a região, com a possibilidade do AHE São Luiz do Tapajós ser aprovado. Manifestações e posicionamentos sobre a questão indígena também foram assuntos no encontro. O prefeito Danilo Miranda aproveitou para informar que assumiu a vice-presidência do Consórcio Tapajós e que espera mais apoio dos governos estadual e federal. Para isso, confirmou que estará em Brasília, para verificar o andamento das demandas junto aos novos ministros.

Na Câmara Municipal, a agenda foi com o presidente da Casa, Valdonez de Souza Guimarães, com o secretário da Câmara, Antônio Caetano e com o vereador Ariston Gonçalves. Além dos impactos e contrapartidas do futuro empreendimento, eles demonstraram preocupação com algumas questões locais, como a situação ambiental irregular que envolve pequenas propriedades rurais e a forma de atuação do Ibama e do ICMbio.

No Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a preocupação é com a necessidade de regularização fundiária e de desburocratização dos programas de crédito ao agricultor.

BAIRROS URBANOS

Em Trairão, o Diálogo Tapajós também realizou interações nos bairros Batata, Centro, Palhal, Jardim Amadeu, Industrial, Brizolândia e Cacau. Ao todo, 85 pessoas estiveram presentes, entre elas presidentes de associações de bairros e lideranças comunitárias.

No dia 29 de agosto, foi a vez da Comunidade Nova Esperança, situada no km 22 da BR163. A equipe do DT foi recebida pela liderança local e 11 estudantes. Além das atualizações sobre o atual estágio dos estudos, a eles foram entregues exemplares do Boletim Voadeira SLT.

Em Itaituba, encontros nas comunidades Nova Conquista I e Nova Califórnia reuniram cerca de 60 pessoas. A equipe do DT também manteve conversa sobre o AHE São Luiz do Tapajós, com Davi Menezes, presidente do Fórum de Entidades de Itaituba. Entre outros assuntos, foi abordada a questão indígena e particularmente as ações governamentais para a realização da consulta prévia.

VOLTAR

Outras notícias

16/11/2015 | 14:08

DIÁLOGO TAPAJÓS PROSSEGUE INTERAÇÕES EM ESCOLA E ENTIDADES DE JACAREACANGA E ITAITUBA

Para levar mais informações sobre as etapas do Licenciamento Ambiental do AHE Jatobá e do andamento dos estudos de impacto ambiental (EIA), a equipe do Diálogo Tapajós foi convidada a falar sobre o aproveitamento hidrelétrico, para professores e estudantes dos 1º, 2º e 3º anos letivos da Escola Estadual Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso, nos turnos [...]

CONTINUE LENDO
14/09/2015 | 20:39

Diálogo Tapajós cumpre agenda sobre o AHE Jatobá em Jacareacanga

A equipe do Diálogo Tapajós esteve em Jacareacanga, entre os dias 3 e 6 de setembro, para uma série de reuniões na cidade e com comunidades ribeirinhas. Cumpriu interações na Prefeitura, Secretarias municipais (entre elas a de Assuntos Indígenas, de Meio Ambiente, Obras, Saúde, Agricultura e Mineração), Câmara de Vereadores, Colônia de Pescadores, Sindicato dos [...]

CONTINUE LENDO
26/08/2015 | 14:36

Diálogo Tapajós lança publicação Voadeira Jatobá

Depois da publicação Voadeira São Luiz do Tapajós, distribuído nas prefeituras, escolas, comunidades, vilas, garimpos, sindicatos, associações, entidades empresariais e comerciais de Itaituba e Trairão, foi lançada uma edição exclusiva para o AHE Jatobá. Para facilitar a comunicação no trabalho de campo, desde o dia 21 de julho de 2015 a equipe do Diálogo Tapajós [...]

CONTINUE LENDO